sexta-feira, 23 de abril de 2010

A nossa História

Idealizado por dois irmãos vindos do Rio de Janeiro, o Oeste Futebol Clube foi fundado no dia 25 de janeiro de 1921. Porém, logo no início houve um impasse: como um deles era torcedor do Fluminense (RJ) e o outro do Flamengo (RJ), eles fizeram uma aposta. Marcaram um jogo-treino contra o time amador da Fazenda Itaquerê, município de Nova Europa, e os dois irmãos fundadores do clube decidiram que se o time ganhasse o primeiro jogo, se chamaria Flamengo e caso perdesse seria Fluminense, adotando as cores do respectivo time.

O jogo terminou por 3 a 0 para o time de Itápolis, mas os dois entraram em um acordo e, para homenagear a região centro-oeste em que fica a cidade, colocaram o nome de Oeste Futebol Clube. Porém, o vencedor da aposta não abriu mão de adotar as cores vermelha e preta do Flamengo (RJ).

Apesar da vitória na estreia, o clube demorou a começar a disputar regularmente as competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol. O Oeste teve uma participação isolada no Campeonato Paulista de 1954 e depois só retornou em 1965.

De 1969 a 1992 houve a primeira grande seqüência de participações em competições profissionais. As maiores conquistas do período foram o vice-campeonato da Terceira Divisão de 1988, obtendo o acesso à Segunda Divisão e, em 1992, o título de campeão paulista da Segunda Divisão.

O auge do clube só viria depois de mais dois recessos. A partir de 1997, o Oeste não parou mais de vencer. Foi campeão paulista da série B1B de 1997, campeão paulista da série B1A de 1998, vice-campeão paulista da Série A3 de 1999, campeão paulista da Série A3 de 2002 e campeão paulista da Série A2 de 2003, conseguindo assim o acesso à divisão de elite do futebol paulista. Mas no ano seguinte, perdeu 12 pontos por escalação irregular de jogadores e terminou o Paulistão em último lugar, voltando à Série A2 em 2005. Depois de quatro anos disputando a competição, conquistou novamente o acesso em 2008 e, novamente na elite, ficou na 14ª posição no campeonato.

0 comentários:

Postar um comentário

Não comente como anônimo mostre que você faz parte da torcida rubro negra. Selecione Nome/Url na caixa para comentar.!ATENÇÃO! Não usar palavras ofensivas.!